Eduroam - Rede Sem Fios

O projeto eduroam (Education Roaming) tem por objetivo principal disponibilizar à comunidade académica Europeia um serviço de mobilidade entre campus Universitários. Em Portugal o eduroam tem vindo a ser tratado no âmbito da iniciativa e-U Campus Virtual, projeto parcialmente financiado pelo governo português, através do programa Plano de Acão para a Sociedade do Conhecimento (POSC), coordenado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e desenvolvido e mantido tecnicamente pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).

A e-U Campus Virtual visa a massificação do acesso online a conteúdos académicos, assim como o uso das tecnologias de acesso wireless, através do desenvolvimento de serviços, Conteúdos, Aplicações e Rede de Comunicações Móveis dentro e fora da Universidade, para estudantes e professores do Ensino Superior, que incentivam e facilitam a produção, acesso e partilha de Conhecimento.Esta iniciativa pretende congregar todas as redes das diferentes instituições de ensino superior, criando assim uma rede académica do tipo "anytime, anywhere". Tendo iniciado na Europa, o eduroam ganhou impulso em todo o mundo da investigação e comunidade educativa de largura e está agora disponível em 74 territórios: Europa, Ásia-Pacifico e USA.

 

 

CONFIGURAÇÕES

Dado o elevado número de solicitações, a divisão informática disponibiliza manuais para facilitar os utilizadores na configuração da rede Wi-Fi, sem necessidade de recorrer ao apoio informático. Os manuais foram efetuados tendo por base os sistemas operativos mais comuns.

Manuais

Clientes Windows
Clientes IOS
Clientes Android
Clientes Blackberry

Automáticas

Windows 7