Eduroam

O projeto eduroam (Education Roaming) tem por objetivo principal disponibilizar à comunidade académica Europeia um serviço de mobilidade entre campus Universitários. Em Portugal o Eduroam tem vindo a ser tratado no âmbito da iniciativa e-U Campus Virtual, projeto parcialmente financiado pelo governo português, através do programa Plano de Acão para a Sociedade do Conhecimento (POSC), coordenado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e desenvolvido e mantido tecnicamente pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).


A e-U Campus Virtual visa a massificação do acesso online a conteúdos académicos, assim como o uso das tecnologias de acesso wireless, através do desenvolvimento de serviços, Conteúdos, Aplicações e Rede de Comunicações Móveis dentro e fora da Universidade, para estudantes e professores do Ensino Superior, que incentivam e facilitam a produção, acesso e partilha de Conhecimento.Esta iniciativa pretende congregar todas as redes das diferentes instituições de ensino superior, criando assim uma rede académica do tipo "anytime, anywhere". Tendo iniciado na Europa, o Eduroam ganhou impulso em todo o mundo da investigação e comunidade educativa de largura e está agora disponível em 74 territórios: Europa, Ásia-Pacifico e USA.
 

Com a realização de atualização de medidas de segurança e outras configurações com vista ao pleno cumprimento do serviço de mobilidade europeia, surge então a marca Eduroam.

Configurações

Dado o elevado número de solicitações, a divisão informática disponibiliza manuais para facilitar os utilizadores na configuração do Eduroam, sem necessidade de recorrer ao apoio informático. Os manuais foram efetuados tendo por base os sistemas operativos mais comuns.

Manuais

Clientes Windows
Clientes IOS
Clientes Android