Serviços

Os recursos administrados pela DI-IPS são transversais a toda comunidade IPS.

Entre estes recursos são de destacar:

  • rede de comunicações de dados e voz (fixa e sem fios, nas suas vertentes física e lógica),
  • suporte às várias aplicações e serviços (entre máquinas físicas e virtuais),
  • aos sistemas de storage distribuídos pelos datacenters do IPS,
  • a computadores entre laboratórios e gabinetes de trabalhadores docentes e não docentes,
  • sistema de controlo de acessos físicos,
  • sistema de impressão centralizado,
  • diferentes soluções de videovigilância, entre outros.

 

São ainda asseguradas as seguintes soluções:

Correio eletrónico

Autenticação e autorização

Backup e Disaster Recovery

Sistema de Informação académico

Solução contabilística ERP Primavera

Plataforma Sharepoint para partilha e organização de documentos

Ferramenta de ensino à distância Moodle

 

Público-alvo

A DI-IPS exerce a sua atividade para toda a comunidade IPS. Nesta comunidade podemos identificar como diferentes consumidores dos serviços disponibilizados, as seguintes categorias de utentes:

  • Elementos individuais, como docentes, não-docentes ou estudantes;
  • Serviços, como a Divisão Financeira, Aprovisionamento e Património (DFAP), a Divisão Académica (DA), a Divisão de Gestão de Pessoas (DGP), o Centro de Inovação e Mobilidade (DICI/CIMOB) ou os Serviços da Presidência;
  • Unidades Orgânicas, que representam as diferentes Escolas e os SAS.

Podem ainda constituir utentes do serviço informático disponibilizado pela DI-IPS, entidades externas que necessitem de apoio para interagir com a comunidade IPS ou que necessitem de consultoria técnica especializada.