Serviços Prestados / Público-alvo

Serviços Prestados

Os recursos administrados pela DI-IPS são de grande complexidade e dão um suporte transversal a todos os restantes serviços IPS. Entre estes recursos são de destacar a rede de comunicações de dados e voz (fixa e sem fios, nas suas vertentes física e lógica), de suporte às várias aplicações e serviços (entre máquinas físicas e virtuais), vários sistemas de storage distribuídos pelos datacenters do Instituto, computadores entre laboratórios e gabinetes de trabalhadores docentes e não docentes, um sistema de controlo de acessos físicos, um sistema de impressão centralizado, diferentes soluções de videovigilância, entre outros. São ainda asseguradas as seguintes soluções:

Correio eletrónico

Autenticação e autorização

Backup e Disaster Recovery

Sistema de Informação académico

Solução contabilística ERP Primavera

Plataforma Sharepoint para partilha e organização de documentos

Ferramenta de ensino à distância Moodle

Sistema de informação para bibliotecas Bibliosoft

 

Público-alvo

A DI-IPS exerce a sua atividade para toda a comunidade IPS. Nesta comunidade podemos identificar como diferentes consumidores dos serviços disponibilizados, as seguintes categorias de utentes:

  • Elementos individuais, como docentes, estudantes ou funcionários;
  • Serviços, como a Divisão Financeira, Aprovisionamento e Património (DFAP), a Divisão Académica (DA), a Divisão de Recursos Humanos (DRH), o Centro de Inovação e Mobilidade (CIMOB) ou os Serviços da Presidência;
  • Unidades Orgânicas, que representam as diferentes escolas e os SAS.

Podem ainda constituir utentes do serviço informático disponibilizado pela DI-IPS, entidades externas que necessitem de apoio para interagir com a comunidade IPS ou que necessitem de consultoria técnica especializada.